Estúdio QualiVidaEstúdio QualiVida

Facebook Instagram
Espaço Saúde Espaço Pilates Espaço Bem-Estar Avaliação Corporal

Dicas de SaúdeDicas de Saúde

Correr descalço seria melhor do que com tênis

Estudo de Harvard sugere que pisada ficaria mais suave, evitando o surgimento de lesões

Se você gastou um bom dinheiro comprando um novo e vistoso par de tênis de corrida, a notícia pode ser dolorosa: um estudo, publicado na revista "Nature", sugere que correr descalço é melhor para o corpo por causa da forma como o seu pé atinge o solo.

Claro que não é muito prático correr descalço. Mesmo assim, "a forma como corredores descalços usam os pés e pisam no solo pode ser uma boa alternativa para a forma como pessoas calçadas correm", afirma o autor do estudo, Daniel Lieberman, professor do Departamento de Biologia Evolutiva da Universidade de Harvard.

Em discussão, está a forma como o pé atinge o solo quando uma pessoa está correndo. Lieberman e sua equipe analisaram o desempenho nas pistas de corredores nos Estados Unidos e no Quênia. Todos correram pelo menos 20 quilômetros semanais, sendo que aqueles do Quênia eram naturais da província do Vale do Rift, onde também é muito popular a corrida de resistência. Os participantes tinham experiências distintas com calçados esportivos. Aqueles que cresceram nos EUA sempre usaram tênis ou então deixaram de usá-los para correr descalços, com uma proteção mínima. Já os quenianos cresceram correndo descalços, mas alguns passaram a usar calçados acolchoados para correr. No Quênia, foram estudados também dois grupos de adolescentes – um que nunca usou tênis e outro que cresceu usando tênis.

Com tênis, esforço para os calcanhares

Os pesquisadores descobriram que, embora as pessoas corram de formas distintas, a maior parte dos que correm descalços tem a tendência de pisar o chão com a frente do pé, o que Lieberman chama de "pisada frontal". Já 75% dos que usam tênis tocam primeiro no solo com os seus calcanhares. Os autores do estudo sugerem que esse movimento pode causar lesões.

Pisar com a frente ou a parte central do pé "requer mais força na panturrilha e nos músculos dos pés, mas oferece também uma pisada mais suave", afirma William L. Jungers, diretor do Departamento de Ciências Anatômicas da Universidade de Stony Brook

Segundo ele, "o pé humano desenvolveu sua anatomia característica em resposta à caminhada descalça, algo que aconteceu há quatro milhões de anos, com ancestrais hominídeos, talvez mais. E isso mais tarde foi aprimorado, devido à necessidade de correr distâncias maiores, há dois milhões de anos".

Para Jungers, aqueles que correm descalços tendem a evitar pisar com o calcanhar primeiro "por causa do forte impacto que isso causa na região e pela dor que sua repetição pode causar", enquanto os tênis oferecem proteção contra isso.

Fonte: Jornal O Globo

Veja TambémVeja Também

Home | O Estúdio | Dicas de saúde | Parceiros | Unidades | Contato


Horário de Funcionamento

Funcionamento: Das 7h as 21h