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Pilates, o que é?

Hoje em dia as pessoas no mundo todo estão se tornando cada vez mais esclarecidas quanto à importância de uma boa forma física para que se possa levar uma vida feliz e saudável. Manter-se em boa forma física fica cada vez mais difícil devido à obsessão que se criou em relação ao trabalho. E o que podemos fazer para melhorar, sem causar mais danos ao nosso corpo?
 
Pode ser que você não conheça o Pilates e até ache que é uma nova atividade, mas na verdade, ele foi criado durante o período da Primeira Guerra Mundial pelo alemão Joseph Pilates (1880 –1967), e tem como origem à associação de alguns outros métodos como yoga, iso stretching, meditação, exercícios gregos e romanos, entre outros, e se baseia em concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.
 
Todos os exercícios para Joseph Pilates eram baseados em fortalecimento muscular com alongamento, por isso ele já dizia na época: se um indivíduo tem 20 anos e está encurtado, é um velho. Porém se o indivíduo tem 60 anos e tem flexibilidade e força é um jovem.
 
Assim como a Yoga, o Pilates cresce a cada ano, beneficiando muita gente.O pilates não deve ser caracterizado como melhor que outras atividades físicas, tudo depende do objetivo que se busca. Qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticar o Pilates.
 
Mas afinal o que é o Pilates?
É um método de condicionamento físico e mental, com exercícios de baixo esforço, de forma geral, com o objetivo de fortalecer e alongar a musculatura corporal, sempre associando os exercícios à respiração.
 
As aulas apresentam exercícios suaves e eficazes, poucas repetições de cada movimento, grande repertório de exercícios, aulas únicas, evitando monotonia, resultados rápidos e duradouros, além de um ambiente tranqüilo e de total descontração.
 
Benefícios:
- Aumenta a resistência física e mental;
- Alongamento e maior controle corporal;
- Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
- Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
- Melhora da coordenação motora;
- Maior mobilidade das articulações;
- Construção de uma postura correta e natural;
- Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
- Aumento da concentração;
- Trabalha a respiração;
- Desenvolve autoconfiança;
- Proporciona maior facilidade e agilidade de fazer os movimentos do dia-a-dia;
- Promove relaxamento. 
 
Observações importantes:
- Pessoas com problemas cardíacos e hipertensas, com hérnia, distúrbios posturais ou outro problema de saúde que envolva restrição de movimento, a indicação é que procure antes orientação médica;
- Se houver algum problema preexistente de saúde, ele deve ser comunicado ao instrutor para que os exercícios sejam adaptados. 
 
Raphael Gomes
- Fisioterapeuta;
- Prof. Educação Física;
- Pós-graduado em Treinamento Desportivo;
- Pós-graduado em Reprogramação Postural Global (RPG);
- Instrutor de Pilates.

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