fbpx
MENU
X

Benefícios da atividade física para gestantes

No período gestacional existem três zonas do corpo que são particularmente afetadas e transformadas: os músculos abdominais, os músculos responsáveis pela manutenção da postura da e os músculos pélvicos.

A única certeza que se tem é a de que nós, profissionais de educação física ou fisioterapeutas que vamos trabalhar com gestantes, devemos proporcionar a elas uma atividade física agradável e segura, respeitando a individualidade e, principalmente, obedecendo a regras básicas de bom senso (Barros, 1999).

Precisa-se ter em mente o processo que acontece durante a gestação e que provoca profundas alterações metabólicas e hormonais, modificando respostas às atividades físicas (Barros, 1999)

O importante é conseguir manter a linha, dentro dos limites do possível, através de exercício físico equilibrado e adequado para a sua situação. A atividade física proporcionar-lhe-á uma redução substancial das dores das costas, permitindo a formação de um melhor visual e aparência. A zona pélvica abdominal fica muito mais fortalecida e flexível, com a frequência da realização de exercício de períneo e estabilizadores transversos desta região.

Os hábitos posturais devem ser mantidos, e toda a zona interveniente no momento do parto deve estar bem preparada. Daí que, o exercício seja importante para que toda a região esteja já bastante flexível.

Encontrar e estabelecer o equilíbrio, bem como a sintonia entre as diferentes zonas, é fundamental. As posições a que estava habituada antigamente não as vai conseguir manter, e o exercício físico ajuda a encontrar novas posições de conforto. Mas, e para tal acontecer, é preciso que o corpo esteja preparado para isso, com os respectivos momentos de ginástica. O corpo deixa de estar tão preso, os músculos soltam-se mais e pode evitar a tensão corporal típica desta altura.

A respiração é igualmente treinada com exercício físico, fortalecendo a sua resistência e a maneira corporal correta. Todos os músculos, as vias respiratórias e restantes zonas do corpo devem estar em sintonia total, para que o equilíbrio seja pleno e sem problemas de maior. O exercício físico deve ser pensado como uma necessidade, à qual todas as grávidas devem recorrer, e como uma forma de preparação para o parto enriquecendo os tecidos musculares e a zona pélvica.

Segundo Artal (1999), a partir das pesquisas relacionando gravidez e atividade física, podemos citar os 14 principais benefícios biológicos da atividade física para gestantes, tais como:

  1. Menor ganho de peso e adiposidade materna;
  2. Diminuição do risco de diabetes;
  3. Diminuição de complicações obstétricas;
  4. Ausência de diferenças significativas em idade gestacional, duração do parto, peso ao nascimento, tipo de parto e complicações maternas e fetais;
  5. Menor risco de parto prematuro;
  6. Menor duração da fase ativa do parto;
  7. Menor hospitalização – Diminuição na incidência de cesárea;
  8. Melhora na capacidade física;
  9. Melhora auto-imagem;
  10. Melhora da auto-estima;
  11. Melhora da sensação de bem estar;
  12. Diminuição da sensação de isolamento social;
  13. Diminuição da ansiedade e do stress;
  14. Diminuição do risco de depressão pós parto.

Professor Fausto Rocha
Graduado em Educação Física (UFRJ)
Pós-graduado em Grupos Especiais (UGF-RJ)
Sócio-Proprietário do Estúdio Qualivida

×