fbpx
MENU
X

Condromalácia patelar e suas causas

Condromalácia patelar é um desgaste na cartilagem do joelho, em uma região chamada côndilo femoral, que acaba ocasionando dor e inflamação no local. Ela é mais comum em mulheres do que em homens e é dividida basicamente em quatro níveis, de acordo com a gravidade do comprometimento da patela.

Quem sofre com algum grau de condromalácia patelar, pode sentir muita ou nenhuma dor, independente do grau indicado no diagnóstico. Além disso, por causar uma inflamação, pessoas com condromalácia patelar podem ter crises agudas de dor, que nestes casos, necessitam de tratamento farmacológico, prescritos por médicos ortopedistas.

Suas causas:

Não há um consenso sobre as possíveis causas da condromalácia patelar, mas os médicos acreditam que certas atitudes, como estresse repetitivo das articulações dos joelhos (quando se pratica esportes de corrida ou uso de salto alto, por exemplo), podem favorecer o seu aparecimento.

Também pode estar relacionado a uma condição muscular fraca na região do joelho e quadril, ou a um trauma no local, como uma fratura ou deslocamento. Outros fatores incluem falta de alongamento, exercícios feitos de forma inadequada, sobrepeso ou obesidade, hiperpressão patelar, artrose e uso constante de saltos.

Por isso, a importância da atividade física em diagnósticos de Condromalácia patelar, em especial da musculação com personal trainer para o fortalecimento dos músculos que envolvem o joelho e o quadril. Procure um profissional qualificado, informe sobre o seu problema e execute movimentos que te permitam uma melhora pouco a pouco.


Professor Thiago Pinheiro de Abreu

Graduado em Educação Física (Universidade Celso Lisboa)
Especialista em treinamento funcional
Formação em Pilates
Treinamento de força
Emagrecimento

×