fbpx
MENU
X

Reflexão sobre o Exercício de abdução de quadril na polia

O exercício de abdução de quadril, em polia baixa e em pé é uma ótima opção para melhorar a estabilidade do joelho e quadril. Vamos a uma reflexão do exercício.

Ainda que o pensamento comum é que instabilidade do joelho é por falta de força nos glúteos médio, as coisas não funcionam assim na prática:

• em funções diárias, como descer escadas, a instabilidade dos joelhos podem ocasionar quedas devido a insegurança e com isso provocar sérias lesões.
• mais importante que a ativação dos glúteos médios é o TIME de ativação dos músculos estabilizadores de tronco que podem ser treinados com estímulos de velocidade. Assim o TIME será mais curto e os momentos instáveis serão mais rápidos, assim evitando lesões e favorecendo ajustes mais rápidos.

• exercícios de abdução de quadril como este da foto, embora tenha boa ativação dos glúteos médios, são mais eficientes por trabalhar o lado que está apoiado no solo. Essas articulações precisam estar alinhadas para serem treinadas na posição correta. Assim um lado treinará o glúteo médio afastando-se da polia e o outro fará a parte de estabilidade de todo o membro inferior.

Vale ressaltar que situações de instabilidade de joelho-quadril, podem ser provocadas por pouca mobilidade de tornozelos. Vale a pena avaliar qual(is) situação(ões) possui(em) relações de causas nessa instabilidade. Procure sempre um profissional capacitado e apto para prescrever seus exercícios na musculação.


Professora Cida Fernandes
Graduada em Educação Física (UFMS)
Especialista em Fisiologia do Exercício (UGF-RJ)

Coach de corrida e musculação
Personal Trainer do Estúdio Qualivida

×